Literatura Infantil - Entrevista com a Jornalista Giselle Gomes

Edit

A Literatura Infantil é de extrema importância para um desenvolvimento de uma criança. Portanto, convidamos a Jornalista Giselle Gomes (Facebook e Instagram: @giselle.gomes.3956) que estudou Letras Português/Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro,  que fez a primeira Pós-graduação em Poética e Hermenêutica pela Universidade de Coimbra e é Mestranda em Edição de Texto pela Universidade Nova de Lisboa.

Gostaríamos de agradecer a jornalista Giselle Gomes por apoiar o nosso Projeto Nossa Visão de Mãe e por disponibilizar um tempo em sua agenda.

Nossa Visão de Mãe: A Literatura Infantil é  UM MUNDO DE IMAGINAÇÃO, SONHOS E FANTASIAS até onde devemos deixar a criança sonhar com os livros?
Giselle Gomes:A leitura é um importante instrumento de aprendizagem em todos os níveis. Creio que seja fundamental o incentivo à leitura, mas acredito ser necessário aliar estes hábitos a outros de igual importância, como brincadeiras, passeios ao ar-livre e o contato com outras crianças. Com o advento das novas tecnologias, redes sociais e tantos "atractivos" tecnológicos, penso que nossos pequenos às vezes acabam por deixar de aproveitar o lado mais gostoso da infância, "presos" a estes aplicativos. Sinais dos tempos. Sonhar é ótimo, mas manter os pés no chão é fundamental.

Nossa Visão de Mãe: A literatura infantil lúdica é uma importante ferramenta para a formação de leitores?
Giselle Gomes: Sem dúvida. Além de ajudar na formação sócio-cultural dos nossos pequenos, a Literatura os ajuda a perceber o mundo e a aprender. As fábulas por exemplo, são histórias que conduzem mensagens muito interessantes, carregadas de sentido e ao final sempre trazem reflexões pertinentes. A Cigarra e a Formiga, recontado por La Fontaine é super famosa e um exemplo ótimo do que eu acabei de citar.

Nossa Visão de Mãe: A partir de qual idade podemos entregar um livro para uma criança?
Giselle Gomes: Acredito que a criança é fruto do meio em que vive. Se os pais forem leitores, certo que os pequenos se sentiram influenciados e vão cultivar o hábito. Meus pais sempre gostaram de ler. Minhas tias desde muito cedo me presenteavam com livrinhos (venho de uma família de professoras). Logo, por experiência própria, penso que assim que as crianças iniciarem os estudos, mesmo na educação infantil, é fundamental o contato com os livros. Contação de história, teatrinhos, etc.

Nossa Visão de Mãe: A redação é importante para formação de opinião?
Giselle Gomes: Sim. Acredito que mais importante do que auxiliar na formação de opinião, a redação ajuda a concatenar as ideias e a ter uma noção mais ampla de interpretação. Porque a partir do momento em que um indivíduo sabe interpretar bem um texto, vai saber redigir. Desenvolver e organizar as ideias e opiniões são os primeiros passos para montar argumentações interessantes. 

Nossa Visão de Mãe:Quais são os autores que você sugere?
Giselle Gomes: Quando falamos em Literatura Infantil, o primeiro autor que vem em mente  é Monteiro Lobato. O Sítio do Pica-Pau Amarelo é sem dúvida, um clássico. Há também Ziraldo e o seu encantador "Menino Maluquinho"... 
Para ensinar a apreciar poesia, letra musicada, indico a obra "A Arca de Noé" de Vinícius de Moraes. É tão doce quanto a infância...

Nossa Visão de Mãe:Ler poemas ou histórias antes de dormir é uma boa ação em família?
Giselle Gomes: Arrisco dizer que minhas melhores lembranças da infância remetem a momentos como estes. São inesquecíveis. Além de aproximar pais e filhos e ser um hábito muito saudável, estimula a aprendizagem, aguça a curiosidade e torna a criança mais criativa.

Equipe Nossa Visão de Mãe
Instagram: @nossavisaodemae


8 comentários:

  1. Querida Giiii, obrigada por aceitar o convite. Também concordo contigo em relação que tudo depende do que a família transmite. Eu já apresentei a literatura aos meninos e é tão engraçado a maneira que expressam... Sei que é dessa forma que formamos leitores e pessoas com opiniões e critérios.

    ResponderExcluir
  2. Gisele como sempre maravilhosa! Adorei suas palavras e sensibilidade nas expressões. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gisele como sempre maravilhosa! Adorei suas palavras e sensibilidade nas expressões. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Quanto orgulho de conhecer essa pessoa de alma linda! Parabéns Gi!

    ResponderExcluir
  5. Carol, que amiga bonitona é essa? Giselle parabens pelo seu curriculo profissional e achei a vossa entrevista bastante direta e fez-me perceber que um bom leitor, começa desde de pequeno

    ResponderExcluir
  6. Jornalista Giselle, eu tambem sou fã de Monteiro Lobato, para mim é o melhor na literatura infantil.
    O seu curriculo é mesmo bom e parece que tens pouca idade.
    Parabens por participar desse projeto e seguir na area de edição de texto não é para todos

    ResponderExcluir
  7. A formação infantil sem leitura é a mesma coisa de arroz sem feijao. COMBINAÇÃO IDEAL e alem do que promissor

    ResponderExcluir
  8. A literatura além de ser auxiliador para o desenvolvimento infantil, estimula o imaginário da criança e a sensibiliza na compreensão de muitos aspectos. Através da literatura é possivel trabalhar muitas questões com as crianças, além, é claro, da própria alfabetização. Parabéns pela entrevista, mais uma visão delicada que merece respeito!

    ResponderExcluir