Alimentar Bem

Edit
Alimentar bem? Por quê? Como?

Atualmente um dos assuntos mais comentados em todas as esferas certamente gira em torno da Nutrição/ Alimentação. Esse assunto é tão explorado que costumamos observar facilmente pessoas não habilitadas tratarem do tema.
“Orientações nutricionais” são lançadas frequentemente nas redes sociais, sites, televisão e meios impressos de comunicação sobre a famosa alimentação “saudável”, geralmente elaborada por pessoas comuns, profissionais de outras áreas, que não da nutrição, não habilitados a fornecerem informações nutricionais. O mais preocupante ainda é a “tendência” que leva uma parcela da população a seguir esses modelos. Sendo assim, este, um conjunto de dificuldades em que o nutricionista enfrenta diariamente.

Todo ser humano necessita se alimentar, porém a vida moderna afasta a preocupação com a qualidade nutricional, priorizando a saciedade e a praticidade. A alimentação saudável pode adquirir vários significados, pois envolve diferentes aspectos como valores culturais, sociais, afetivos e sensoriais, ressaltando-se ainda a presença de doenças e situação física que determinam o padrão alimentar.
Por tudo isso, para um planejamento alimentar e nutricional adequado faz-se necessário uma detalhada avaliação, tornando este, individualizado em qualquer situação. Sua Importância surge desde o essencial com o auxílio na manutenção da saúde fisiológica do indivíduo, trazendo qualidade de vida e até a cura de diversas doenças. Leva em consideração fatores como gênero, estado de saúde, fase da vida, cultura, religião ou condição socioeconômica, e outros. Fica fácil então, entender porque o assunto é tão sério e deve ser tratado por profissional habilitado na área.

Muitos afirmam que para a manutenção de saúde e prevenção de doenças inicia-se no primeiro dia de vida. Eu vou mais adiante, a nutrição preventiva inicia-se no primeiro dia de gestação com a concepção. Cada vez mais estudos confirmam os benefícios de uma alimentação saudável  na gestação para a criança e durante toda sua vida.

A nutrição na infância e principalmente nos primeiros meses de vida angustia muito as mães, sobretudo quando são de primeira viagem. Além disso, também somos muito influenciados por uma cultura forte que confundem ainda mais. Qual mãe nunca se sentiu na dúvida entre o conselho profissional ou o que sua mãe ou sogra sugerem? O fato é que o mundo evoluiu, e com essa evolução descobertas aconteceram no sentido da busca de uma saúde melhor. É importante lembrar também que com a evolução, hábitos nada saudáveis surgiram com o passar do tempo, tornando-o bem diferente da época vivida por nossas avós.

Em breve, trataremos aqui de assuntos relacionados à introdução alimentar, dieta em diversas situações e muitos outros assuntos interessantes.

Beijos e até logo!



Alcioneyaria Correia
Nutricionista
Mestre em Saúde Materno Infantil
Pós-Graduada em Nutrição Clínica                   

5 comentários:

  1. Voces ja viram os filhos da Carol a comer? hahahaahah
    Apenas pelo instagram ja mostra que nao ha problemas ali disso hahhh
    Realmente um apoio a familia com alimentação infantil é de extrema importancia

    ResponderExcluir
  2. A aliamentação infantil é de suma importância, pois o cuidado nutricional desde cedo fará desta criança um adulto saudável! Na Clínica Nutrislim tem-se observado que a educação e reeducação alimentar dos pequeninos se torna fácil, quando há carinho e compreensão familiar, sendo assim fica o conselho, toda criança além da visita regular ao pediatra, necessida de uma avaliaçao nutricional com o profissional nutricionista para que seja traçado metas para o crescimento e a manutenção da saúde da criança.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente Luísa e Davilson, fundamental esse cuidado e principalmente o envolvimento familiar também.

    ResponderExcluir
  4. é verdade que a partir dos 3 anos já pode comer qualquer alimento, agora toca a ensinar-lhe que deve comer de tudo (incluindo verduras e peixe, que normalmente gostam menos) e mostrar-lhe as bases de uma dieta saudável para evitar que seja uma criança obesa. Para além disso, deverá ensinar-lhe as normas básicas de educação na mesa?

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Felipe, a introdução alimentar inicia-se aos 6 meses de idade, numa escala crescente de alimentos levando-se em consideração uma série de fatores (estado saude da criança, amadurecimento intestinal, hereditariedade etc). Sendo uma criança não alérgica e que não apresente nenhuma restrição aos 3 anos é possível sim se administrar "tudo". Ressalto a importância de uma alimentação saudável, evitando artificiais, gorduras, conservantes.... Sendo assim, as normas básicas da educação a mesa está sim incluida neste processo, lembrando que toda família é envolvida nisso.

    Abraços


    Alcione Correia

    ResponderExcluir