Agressividade Infantil - Entrevista com Neuropsicopedagoga

Edit

Olá Mamães!

A Neuropsicopedagoga Patricia Yara Pires deu uma breve entrevista para o Nossa Visão de Mãe. Nessa conversa abordamos assuntos pertinentes que valem a pena ser debatidos e para melhor compreensão dessas questões partilho a entrevista com vocês. Nosso Blog tema intenção de facilitar a relação mãe e filho. Desprendido de qualquer pretensão ambiciosa nos fazemos parceiros de nossas seguidoras e visitantes, a fim de auxilia-las no processo de desenvolvimento e compreensão do comportamento infantil.


Neuropsicopedagoga: Patricia Yara Pires       
SBNPp 0048     
Instagram: @patyarapires


Nossa Visão de Mãe:  TODA CRIANÇA AGITADA É HIPERATIVA?
Patricia Yara Pires: Absolutamente não. Inclusive é um equívoco rotularmos a criança agitada como ”hiperativa”, e isso acontece muito. A hiperatividade é um transtorno neurológico e para dizermos que a criança é hiperativa ela deve ter sido avaliada por psicólogos, neuropediatras e/ou psiquiatras.
A agitação infantil pode ser parte da personalidade da criança como pode também ter alguma causa - quando é demasiada – a qual é possível descobrir através de uma avaliação profissional adequada.

Nossa Visão de Mãe: QUANTO À AGRESSIVIDADE INFANTIL O QUE PODE SER FEITO?
Patricia Yara Pires: É indicado sempre um diálogo com a criança, explicando de forma simples para que ela entenda, que essa atitude não é adequada.  Devemos então descobrir o porquê da agressividade. A mesma pode ocorrer quando algo a incomoda e essas atitudes agressivas são usadas com uma forma de defesa. Deve então haver um diálogo entre família e escola e a criança deve ser observada para tentar descobrir o que pode estar causando essa agressividade. Em casos onde a agressividade é mais séria, ou contra ela mesma (a criança se bate / machuca propositalmente) uma avaliação psicológica é indicada.

Nossa Visão de Mãe: QUAIS OS FATORES NORTEADORES QUE PODEM AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DENTRO E FORA DA ESCOLA?
Patricia Yara Pires: Alimentação, horas de sono e estímulos adequados para cada idade. Criança precisa comer bem, dormir bem e brincar. E acima de tudo precisa ser ouvida, compreendida e amada. Tudo isso é fundamental para o bom desenvolvimento da criança.

Nossa Visão de Mãe: INDISCIPLINA NA ESCOLA É REFLEXO DE UMA MÁ EDUCAÇÃO? COMO O PROFESSOR PODE LIDAR COM ISSO?
Patrcia Yara Pires: Eu diria que a indisciplina é reflexo da falta de educação, limites e atenção. Educar dá trabalho e a maioria dos pais não tem tempo e nem paciência para isso. Tem criança indisciplinada porque é mimada em casa e tem tudo na hora; outras não sabem se comportar porque ninguém ensinou; e outras ainda fazem tudo para chamar a atenção, ou porque não a tem em casa ou porque tem demais e não conseguem lidar com o fato de que na escola ela não é o centro das atenções.

Uma das formas que vejo dar resultado principalmente na educação infantil e nos anos iniciais são “os combinados” feitos pelos professores. E quando existe parceria entre família e escola os resultados são muito mais rápidos de se ver.

  
Por: Gutto Soares
Educador no Brasil
Google: +Gutto Soares 
Instagram: @guttosuarez


6 comentários:

  1. Aprendi com o tempo que disciplinar é repetir e repetir e repetir. rs Ainda tenho repetido. Muito.

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais, parabens pelo bate-papo. na minha opinião todos os pais deveriam ler e reler. Professor Gutto, o senhor toca em pontos importantes na educação e a familia é o principal fator, uma pena que ainda pensam que é função exclusiva do professor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gutto sempre trazendo assuntos pertinentes. Não é? Sabido demais. E extremamente sensível.

      Excluir
    2. Minha intenção é progredir sempre, buscando o melhor para meus alunos a fim de aprimorar a relação que tenho com eles e, assim tornar a eles e a mim pessoas melhores.

      Excluir
  3. Na minha visão de tia, a sociedade diz que só porque a criança é mais alegre do que a outra é ”hiperativa”. Paremmmmmmmmmmmmmmmmmm, deixe a criança correr, falar, isso é sinal de saude e felicidade APENAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, acredito que a entrevista da Dr. Patricia é bem esclarecedora. Obrigado por comentar!

      Excluir