Coordenação Motora Infantil

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Sabe quando um profissional consegue abordar as habilidades motoras e os aspectos psicomotores de uma forma prática com uma linguagem simples? É isso mesmo, o querido Fernando Provete, Educador Físico e que auxilia várias mamães através do Instagram @coordenacao_motora_infantil aceitou o nosso pedido e respondeu as dúvidas das mamães do nosso Projeto Nossa Visão de Mãe.

Fernando, agradecemos de verdade o seu carinho conosco!



Nossa Visão de Mãe: O que é psicomotricidade e qual sua importância para o desenvolvimento infantil?
Fernando Provete: A psicomotricidade é estudo do homem através do seu corpo em movimento... Onde são observados e estimulados aspectos como lateralidade, noção corporal - temporal - espacial, equilíbrio além da motricidade fina e grossa. 
Usar o próprio corpo é a primeira maneira que a criança tem para se comunicar com o mundo... Sem esses aspectos temos um dicionário em branco. Dessa forma, o quanto antes a criança for estimulada, melhor para seu desenvolvimento.

Nossa Visão de Mãe: Como fazer uso do lúdico?
Fernando Provete: Ao meu ver, o lúdico deve ser a primeira palavra que vem à cabeça de qualquer pessoa que se envolva com crianças. A fantasia, diversão e alegria devem estar presentes em todas as aulas e atividades. A criança não é um adulto em miniatura e deve ser tratada de forma diferenciada. Sinta-se uma criança e você saberá como agir. E o mais importante, pergunte, ouça, descubra o que seu aluno mais gosta e não terá como errar.

Nossa Visão de Mãe: Como detectar problemas de coordenação em crianças?
Fernando Provete: Existem alguns métodos de avaliação para descobrir quais habilidades da criança estão pouco desenvolvidas, como por exemplo, o método KTK... Durante as atividades eu percebo qual habilidade aquela criança precisa mais trabalhar. Mas, para de fato detectarmos problemas mais graves, o ideal é sempre a presença do pediatra.   

Nossa Visão de Mãe: Entre instrumentos musicais e atividades como pintura, esportes, o que agrega mais desenvolvimento e coordenação?
Fernando Provete: Tudo junto!!! Não devemos classificar qual é a melhor atividades para a criança. O ideal é que ao longo de seu desenvolvimento ela possa experimentar de tudo um pouco. Quanto mais informações ela receber, maior vai ser o dicionário que, no inicio, era em branco. O que não é interessante, é forçar uma atividade que ela não gosta. Ao longo de uma semana, e possível fazer de tudo um pouco. Em minhas aulas de psicomotricidade uso todos os elementos possíveis... Tinta, água, bola, instrumentos, cones, papel, sementes e tudo que puder para ajudar no desenvolvimento dos meus alunos.

Nossa Visão de Mãe: É possível agregar tecnologia ao desenvolvimento da criança?
Fernando Provete: Com certeza... Como professor de educação física, prefiro a velha e boa quadra, mas terapeutas usam muitos aplicativos para tablets ou celulares para desenvolvimento da motricidade fina e outros aspectos psicomotores. O que, na minha opinião, não vale a pena, é usar somente a tecnologia e esquecer das outras possibilidades. Temos que usá-la agregando o nosso trabalho.

Nossa Visão de Mãe: É possível com simples brincadeiras agregar coordenação motora?
Fernando Provete: Não só é possível como é o que eu faço diariamente. Todas as minhas atividades são feitas através da brincadeira. Como eu disse anteriormente, a ludicidade é fundamental para se trabalhar com crianças. Uma simples brincadeira como a tradicional "Amarelinha" trabalha com habilidades manipulativas, locomotoras e estabilizadoras. Além de noção espacial, lateralidade, e etc.

Nossa Visão de Mãe: Sabemos que as crianças precisam de estimulos para que tenham desenvolvimento efetivo. Quais são esse estimulos e como podemos reforça-los com atividades do cotidiano?
Fernando Provete: O dia-a-dia ja oferece obstáculos que a criança precisa se virar para conseguir enfrentá-los... Isso é o desenvolvimento natural. Mas podemos ajudar estimulando ainda mais, não é mesmo?
Atividades de lançamento, saltos, corrida, equilíbrio, rastejo, subir e descer escadas, cadeiras e outros objetos, guardar as coisas em seu devido lugar, ajudar no preparo do alimento, abrir e fechar potes com diferentes tamanhos e tipos de tampas, colocar a comida do animal de estimação, limpar algo que deixou cair no chão e etc, são ótimos estímulos cotidianos que devem fazer parte da vida de uma criança. As crianças precisam de autonomia e cabe a nós adultos, deixá-las enfrentarem seus desafios.





Fernando Provete, Educador Físico.
Instagram: @Coordenacao_Motora_Infantil

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