Desenvolvimento Infantil

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Olá, sou psicóloga clínica atuo como Terapeuta Cognitivo Comportamental em consultório particular na cidade de Fortaleza- CE.
VAMOS CONVERSAR SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
“Quando eu vejo, eu esqueço.
Quando eu escuto, eu recordo.
Quando eu faço, eu compreendo”
Provérbio Chinês
É preciso saber que: 
ü  O desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear.
ü   As mudanças ocorrem gradualmente, caracterizada por períodos contínuos que vão se sucedendo e se superpondo.
ü  Durante sua evolução a criança experimenta avanços e retrocessos, vivendo seu desenvolvimento de modo particular.
ü  Devemos acompanhar a construção de sua personalidade respeitando-a, pois em cada idade há um jeito próprio de se manifestar.
ü  Evitar geradores de futuros conflitos apresentando as seguintes atitudes:  não antecipar etapas do desenvolvimento e ter cuidados de estimulação com a criança.
- Cabe a família e a Escola conhecer e respeitar os passos do desenvolvimento infantil do seu pequenino.

1- O que podemos esperar do Desenvolvimento Intelectual de uma criança no 1º ano de vida?
 Um maior desenvolvimento de sua memória, e o que é a memória é o meio no qual retemos e nos valemos de nossas experiências passadas para usar essas informações no presente (Sternberg,2010). Como podemos melhora-la através da repetição das atividades e também a construção de uma rotina diária, pois seu bebê é capaz de desenvolve um entendimento das sequências de acontecimentos que constituem os seus dias e dos seus pais. 
Passará a exibir maior curiosidade, como por exemplo irá gostar de explorar o que está ao seu redor.
Compreenderá ordens simples, inicialmente, acompanhadas de gestos e, mas a partir dos 15 meses, sem necessidade de recorrer aos gestos.
Outro fator é a linguagem, que significa o uso de um meio organizado de combinação de palavras a fim de criar comunicação (Sternberg,2010). Embora a criança possa estar ainda limitada a uma palavra de cada vez, a linguagem do bebê começa a adquirir tons de vozes diferentes para transmitir significados diferentes. Progressivamente, irá sendo capaz de combinar palavras soltas em frases de duas palavras. 
Acredite mais no seu pequeno, ele será capaz de acompanhar pedidos simples, como por exemplo, "dá o copo para a mamãe".
Em relação as experiências físicas que acontecem no seu dia-a-dia ajudam a criança a desenvolver as suas capacidades cognitivas. Como por exemplo, por volta dos 20 meses, ela já sabe que um martelo de brincar serve para bater e já o deve utilizar e consegue estabelecer a relação entre um carrinho de brincar e o carro da família. 
E por fim entre os 20 e os 24 meses é também capaz de brincar ao faz-de-conta. E essa capacidade de fazer este tipo de brincadeiras indica que está a começar a compreender a diferença entre o que é real e o que não é.

2- O Desenvolvimento emocional manifesta a sua excitação através dos movimentos do corpo, mostrando prazer ao antecipar a alimentação ou o colo? Até aonde podemos considerar como "birra"?
Muitas crianças apresentam problemas em seu desenvolvimento, tanto relacionados à conduta como a desequilíbrio emocional. Tais problemas ocorrem por enfrentamento de eventos estressantes e de risco no seu dia-a-dia.
O fator que irar desenvolver seu desenvolvimento emocional é a construção de uma das relações mais importante para a criança que é a de pais e filhos sendo construída com muito amor, afeto, cuidado e proteção. Pois toda criança espera ser amada e só assim passa a retribuir esse amor.
Seu pequeno apresenta, também, grande reatividade ao ambiente emocional em que vive: mesmo que não o compreenda, a mesma percebe os estados emocionais (brigas, gritos, choros ...) de quem está próximo dele, sobre tudo os pais.
A mesma está a aprender a confiar, pelo que necessita de saber que alguém cuida dela e vai de encontro às suas necessidades, isso gera algumas desconfianças, inseguranças e que podem gerar comportamentos não agradáveis para quem os rodeia.
O ponto que se dá início aos comportamentos de birrar muitas vezes é devido que os mesmos, por volta de um ano de idade desenvolvem o sentimento de posse relativamente às suas coisas, sendo difícil partilhá-las.
Lembrando que sempre deverá considerar o ambiente que se encontram todas as vezes que a criança apresentar comportamentos de birra. Pois embora esteja normalmente bem-disposta, exibe por vezes alterações de humor ("birras"). E ressaltando que crianças são bastante sensível à aprovação/desaprovação dos adultos.

3- A partir de qual idade podemos colocar limites?
É a hora de impor limites !!! “Algumas crianças aos dois anos de idade nem saíram das fraldas, mas já querem mandar em todos da família. É hora de mostrar quem manda para não criar uma situação de grandes conflitos no futuro”.
Atenção o seu pequeno, a partir dos dois anos, começa a ter autonomia natural e é necessário que vocês pais entendam este processo de crescimento pelo qual passa seu filho. É preciso deixar a criança livre para que ela aprenda a se defender, porém, sempre estando por perto para se fazer presente e preocupado para que ela não cresça infantilizada.
Tente sempre que possível assumir o compromisso de EQUILÍBRIO COMO: sempre equilibre os desejos com o que é permitido. Veja de modo mais claro: a criança não poderá escolher se vai estudar ou não, ou se fará a lição de casa ou não, mas poderá escolher o esporte que vai praticar, por exemplo. Por isso se faz necessário acompanhar de perto o crescimento dos filhos para que você faça que ele entenda que cada escolha tem hora certa e acarretam renúncias.

4- A criança é capaz de distinguir pessoas conhecidas de estranhos, revelando preferência por rostos familiares nos primeiros 2 anos de vida?
 A mãe é ainda uma figura muito importante para a segurança da criança, não gostando de estranhos. A partir dos 32 meses, a criança já deve reagir melhor quando é separada da mãe, para ficar à guarda de outra pessoa, embora algumas crianças consigam este progresso com menos ansiedade do que outras.  
A partir dessa fase a mesma é capaz de participar em atividades com outras crianças, como por exemplo, ouvir histórias. Senta-se na cadeirinha e sua mãe está a alguns passos dela. 

5- Um pai que não conhece o filho e após 2 anos aparece querendo levar a criança para passear sozinho, conseguirá isso facilmente? Qual estratégia ele deverá utilizar?
Inicialmente devemos considerar que as crianças são seres surpreendentes, uma caixa encantada de surpresas. São cheias de um amor inocente e puro.
Como foi respondido na questão anterior nos primeiros dois anos de vida a presença de estranhos provoca insegurança e medo na criança, isso deverá ser levado em consideração. Diante disso, podemos considerar que ele não conseguira, facilmente, até porque criança precisa ser conquistada e não temos como medir se esse convite será bem-sucedido.
Contudo, coloco que é fundamental aos cuidadores dessa criança que realizarem orientações sobre esse passeio, como por exemplo apresentar uma foto do seu pai, comentar como será o espaço que irá passear podendo também mostrar fotos do local.




Com base no livro de Psicologia Cognitiva (Sternberg, Robert J. 2010)
 Por Psicóloga Cinthya Viana.
Instragram: @psicologacinthyaviana

11 comentários:

  1. Aqui em casa eu passo pela terceira vez por esse caminho do primeiro aninho. Ofator personalidade é intrigante demais. Eu me pego babando por atitudes iguais que eles tiveram na mesma fase e me pego espantada com tanta diferença também. O ser humano é maravilhoso, amo, amo lidar com crianças, em especial com meus filhos.
    Um xêro. Kezia

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  2. Na minha opinião a criança que não tem a referência paterna pode enfrentar dificuldades na própria distinção de gêneros. A falta de parâmetros faz com que a criança não saiba se é masculino ou feminino. E essa dificuldade ocorre mais com os meninos, que podem vir a adotar preferências femininas, ou mesmo trejeitos femininos.

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  3. Sabemos que a ausência paterna é mais comum que a ausência materna, pois na maioria dos casos, é a mãe que desempenha a função de ser pai e mãe ao mesmo tempo. Atualmente a ausência do pai não ocorre somente por condições de morte ou separação. Algumas famílias, existem pais que embora casado e morado na mesma residência, se encontram ausentes.
    Portanto, devemos lembrar sempre do desenvolvimento infantil e nao na guerra de casais

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    1. É uma realidade essa ausência paterna e materna nas famílias, não apenas de pais separados. O desenvolvimento da criança é afetado com notoriedade quando não há presença de afeto, carinho, investimento nessa relação de pai e filho !
      Excelente lembrança querida, devemos valorizar sempre nossos pequenos ! Psicóloga cinthya viana

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  4. “Poucos pais começam suficientemente cedo a ensinar os filhos a obedecer. Geralmente se permite à criança estar dois ou três anos à dianteira dos pais, que se abstêm de discipliná-la, pensando que é nova demais para aprender a obedecer. Mas em todo esse tempo o eu se está tornando cada vez mais forte no pequeno, e cada dia se torna, para os pais, tarefa mais difícil conseguir o controle da criança. Muito cedo podem as crianças compreender o que com clareza e simplicidade lhes é dito, e por uma orientação bondosa e judiciosa pode ser ensinada a obedecer. … Não deve a mãe permitir ao filho ganhar vantagem sobre ela num único caso; e, para manter essa autoridade, não é necessário recorrer a medidas severas; a mão firme, segura, e uma bondade que convence a criança de que a amais, alcançarão o propósito. Mas deixai o egoísmo, a ira e a vontade própria terem seu curso durante os três primeiros anos da vida de uma criança e será difícil fazê-la submeter-se a uma disciplina saudável. Sua disposição se tornou azeda; deleita-se em fazer sua própria vontade. O controle paterno é mal recebido. As tendências más se desenvolvem até que na varonilidade o supremo egoísmo e a falta de domínio próprio a colocam na dependência dos males que correm desenfreadamente em nossa Terra” – Orientação da Criança, p. 8

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  5. A disciplina é usada para corrigir e treinar as pessoas a seguir no caminho certo. "E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela" (Hebreus 12:11). A disciplina de Deus é amorosa, assim como deve ser entre o pai e seu filho. A disciplina física nunca deve ser usada para causar danos ou dores físicas permanentes. A punição física deve ser sempre seguida imediatamente por confortar a criança com a garantia de que ele/ela é amada. Esses momentos são perfeitos para ensiná-la que Deus nos disciplina porque nos ama e que, como pais, fazemos o mesmo pelos nossos filhos.

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  6. Eu li um comentario que nao gostei e preciso comentar. O que tem uma criança que nao conhece o pai nao saber o que é homem ou mulher? Isso é ridiculo! QUantas crianças que sao educadas pelas maes e formam familias lindas? desculpa?! Temos que parar com esse preconceito ridiculo. A Dra apoia o desenvolvimento infantil conciente. Explica claramente que a criança precisa de limites, de regras, de apoio, orientação.

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  7. Eu com os meus sobrinhos lido de maneira normal. Nada de palavras mimadas e ações bobas. Sei que são 2 crianças, mas precisam saber o que é certo e o errado para um bom desenvolvimento. Essa ação foi definida pela minha irmã e mãe acho que funciona muito bem e ambos são espertos até demais kkkkkkkkkkkkk
    Agora o que a Cinthya diz é verdade, a criança tem como referencia a mae! A mae foi quem gerou e que demonstrar amor incondicional, o restante a criança vai ganhando confiança aos poucos.

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  8. O ideal seria mães ficarem exclusivamente com seus filhos até os 2 anos pelo menos, até porque é o ser mais próximo, mas isso não é sempre possível... enquanto a figura paterna acho muito importante mas ainda sim existem grandes seres humanos que nem seu pai conheceu. Cada um segue uma forma de se desenvolver!

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  9. O ideal seria mães ficarem exclusivamente com seus filhos até os 2 anos pelo menos, até porque é o ser mais próximo, mas isso não é sempre possível... enquanto a figura paterna acho muito importante mas ainda sim existem grandes seres humanos que nem seu pai conheceu. Cada um segue uma forma de se desenvolver!

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  10. O desenvolvimento infantil é o que forma um grande homem e uma grande mulher. Familias façam o melhor para educação das crianças

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