A importância da cultura na formação do individuo

Edit

Cultura é somatória de costumes, tradições e valores -  é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica. SER é também PERTENCER – a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povo. Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.

A percepção individual do mundo é influenciada pelo grupo. Aquilo que o grupo aprova ou valoriza tende a ser selecionado na percepção pessoal; já o que é rejeitado ou indiferente aos valores do grupo tem menor possibilidade de ser selecionado pela percepção do sujeito – e se for significativa para o sujeito, este o guarda para si ou o elabora de forma a adaptá-lo aos valores grupais, seja de foram lúdica, simbólica ou distorcida, no intuito de evitar a censura coletiva.

O indivíduo que consegue burlar a censura grupal e introduzir nela uma significativa mudança de valores adquire o poder de influenciar a História, daí o dizer-se que ‘os poetas são profetas’. Explica-se, assim, o medo que os governos autoritários e ditatoriais têm da elite cultural a perseguição política acirrada que os representantes da cultura têm sofrido através dos séculos – por exemplo, queima de livros e de sábios nas fogueiras da Inquisição, acusados de bruxaria e de pacto com o demônio.

Os povos evoluem através de mudanças significativas em sua cultura e as mudanças acontecem rapidamente quando o clima político é de liberdade; caso contrário demora apenas mais um pouquinho, o tempo de o pensamento, que é livre, romper os grilhões da intolerância.

Continua....


Por: Gutto Soares
Instagram: Gutto Suarez

3 comentários:

  1. O sentimento de pertencimento é essencial para a felicidade do indivíduo. Aculturar-se é processo necessário... natural. Entretanto, me parece que a intolerância da nossa sociedade faz esse caminho um pouco mais difícil. Que cultura temos? O que buscamos? Do que nos apropriar?

    ResponderExcluir
  2. O sentimento de pertencimento é essencial para a felicidade do indivíduo. Aculturar-se é processo necessário... natural. Entretanto, me parece que a intolerância da nossa sociedade faz esse caminho um pouco mais difícil. Que cultura temos? O que buscamos? Do que nos apropriar?

    ResponderExcluir
  3. As pessoas acha que colocar crianças em escolas de dança arte ou da um livro pra ela está ensinando cultura
    Ensina cultura e bem mais isso esperando o próximo texto com esse tema .....

    ResponderExcluir