Minhocário

Edit
Com materiais de baixo (ou nenhum) custo, seus filhos ou alunos poderão saber mais sobre as minhocas e a reciclagem da matéria orgânica.

As minhocas são animais detritívoros e que formam túneis e galerias no solo. Graças a esta primeira habilidade, reciclam a matéria orgânica, auxiliando na decomposição, ao mesmo tempo em que enriquecem o solo - uma vez que expelem húmus ao ingeri-la. A construção de minhocários permitirá com que as crianças conheçam uma representação do hábitat destes animais, podendo ser útil na horta da escola ou em casa, caso exista, ou mesmo ser o ponto de partida para que esta seja consolidada.

Trabalhar a questão do lixo orgânico e o trabalho dos detritívoros e decompositores na cadeia alimentar pode, também, estar incluso neste projeto. Introduzir uma campanha de coleta seletiva, na qual o lixo orgânico seja direcionado para este fim pode, também, pode ser implementado.
Nessa atividade se pode desenvolver a autonomia, uma vez que as próprias crianças podem fazer seus minhocários (com supervisão adulta, claro) além de sensibilizar enquanto a questão do meio ambiente, através da coleta.

Materiais necessários para cada minhocário:

  • Garrafa PET de 2 litros ou um vidro de conserva grande e de boca larga;
  • Terra vegetal (aquela escura);
  • Areia;
  • Folhas secas;
  • Água;
  • Minhocas;
  • Pedras;
  • Saco de lixo preto, tecido escuro ou cartolina preta.


Montagem:
*Caso sejam feitos de garrafa PET, recortar o gargalo, primeiramente.


  1. Colocar, no fundo do recipiente, uma camada de pedras;
  2. Em seguida uma camada de terra vegetal;
  3. Acrescente, com a mesma espessura, uma camada de areia; (Repita os passos 2 e 3 até encher a garrafa)
  4. Acrescentar folhas secas;
  5. Colocar, cuidadosamente, meio copo de água pelo centro da garrafa - para não desmanchar as camadas;
  6. Depositar as minhocas;
  7. Cobrir ao redor com o material escuro;
  8. Deixar o recipiente em local onde não receba luz direta do sol, como um canto da sala.





Obs.: Semanalmente, retirar a proteção escura. Para que haja maior compreensão da criança nesse processo solicite que ela seja a guardiã do minhocário e peça que observe o que ocorreu em cada intervalo de tempo. Essa atividade é simples e não envolve riscos, mas esteja sempre por perto, tomando os cuidados necessários para as crianças e para o próprio minhocário. 

Você verá como os pequenos irão se divertir!



Por: Gutto Soares
Educador no Brasil
Google: +Gutto Soares 
Instagram: @guttosuarez

6 comentários:

  1. Ótimo incentivo a criança não cresce com aquelas frescuras de nojo e tudo mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar as habilidades cognitivas que também podem ser desenvolvidas através da responsabilidade que a criança assume. Claro que é diversão, mas é também socialização com seres vivos além de humanos, cachorros, gatos e animais habituais do cotidiano. O minhocário desperta a curiosidade e potencializa as capacidades de desenvolvimento que a criança já possui. Super recomendo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. As minhocas podem ser compradas em lojas de pesca ou em lojas de artigos para flores em cultivo, alias lá você também encontra a terra vegetal, porém não é regra compra-la, se tiver onde cavucar encontrará tbm em lugares comum(quintal, campo, jardins). O fato é que elas se escondem bem, especialmente de lugares quentes, mas se estiver frio e úmido é fácil resgata-las. Boa diversão!

      Excluir
    2. Minhoca? Vai no quintal da vizinha e ja ta! hahahhhahahah Gutto quando os bbs estiverem maiores vou fazer, o problema será eles tentarem comerem hahahahah Um beijo meu amigao

      Excluir
    3. Carol, um dos meus colocou uma minhoca na boca, logo a cuspiu. Eca!
      Fiz os procedimentos necessário para higieniza-lo, mas confesso que a turminha e eu nos divertimos mto c isso!

      Excluir