01/08/2016

O poder das frutas vermelhas

Edit Feito para você por com 1 visão

Todas as frutas possuem um valor nutritivo importante para a saúde, cada uma com sua característica benéfica. Em relação às frutas vermelhas, também não ficam atrás em benefícios. Ao imaginar frutas vermelhas, logo nos vêm a cabeça o morango, framboesa, amora...

Um excelente benefício destas frutas está em seus poderosos antioxidantes, que auxiliam na prevenção de doenças, além de nos proporcionar deliciosas receitas.

As frutas vermelhas têm um baixo teor de proteína e lipídeos, enquanto os níveis de carboidratos são bons, dando as frutas um sabor mais doce. Os teores de cálcio e fósforo são altos, tornando essas frutas uma ótima opção para o fortalecimento dos ossos.
Dentre as vitaminas, destaca-se a Vitamina C, principalmente no morango, que tem 70mg do nutriente a cada 100g, tornando essa uma alternativa àqueles que não gostam das frutas tipicamente relacionadas à vitamina C, como acerola. 


"Estas frutas também se caracterizam pela baixa quantidade de calorias, elevado teor de água e bom teor de fibras". 

É importante destacar seu baixo teor de ferro, logo, as frutas vermelhas não são as melhores fontes para o tratamento da anemia e outras doenças envolvendo deficiência desse nutriente.

"A atividade antioxidante proporcionada por essas frutas também nos protege contra os efeitos do envelhecimento, que estão associados aos radicais livres", o envelhecimento também leva à fragilidade dos capilares sanguíneos, que estão associados à má circulação do sangue e às condições inflamatórias, como artrites.  


"As antocianinas, principal flavonóide dessas frutas, protegem os capilares dos danos causados pelos radicais livres e estimulam a formação do tecido saudável, possibilitando a formação de novos capilares sanguíneos".

Além dos flavonoides, a amora e a framboesa possuem uma substância chamada ácido elágico que, tem ação antimutagênica, inibindo o aparecimento de tumores câncerígenos, experiências têm mostrado que as antocianinas também induzem as células cancerígenas ao processo de autodestruição. 

Dentre as fibras presentes nas frutas vermelhas podemos destacar as pectinas. "Essa substância tem o poder de regular o peristaltismo intestinal, auxiliando os músculos digestivos a trabalharem melhor e maximizando a absorção de vitaminas hidrossolúveis pelo nosso organismo", explica a nutricionista. Entre essas vitaminas estão as C, B1, B2, B6 e B12.


Um estudo realizado pelo Salk Institute for Biological Studies, na Califórnia, constatou que a fisetina, flavonoide presente nessas frutinhas, em especial no morango, estimula área do cérebro responsável pela memória de longo prazo e o protege de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer e a esclerose múltipla. Segundo os pesquisadores, a fisetina induz a maturação das células neurais, evitando que elas morram e auxiliando a fixação de novas conexões entre elas. Com isso, a atividade cerebral não é afetada pela morte natural de células nervosas e a memória é estimulada com maior eficiência.
Uma outra pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition comprovou que a antocianina presente nessa turma é capaz de oferecer proteção contra hipertensão. A equipe de cientistas estudou 134 mil mulheres e 47 mil homens durante um período de 14 anos. Nenhum dos participantes tinha hipertensão no início do estudo. 

Quando os pesquisadores analisaram a relação entre o indivíduo, sua fonte de flavonoides e a incidência de hipertensão, eles descobriram que aqueles que comeram pelo menos uma porção das frutas por semana reduziram o risco de desenvolver a doença em 10%.

Quanto à ingestão da fruta in natura, não há contra indicações a não ser nos casos de intolerância ou alergia. Inclusive, para que o efeito dos flavonoides seja plenamente efetivo, as frutas vermelhas devem ser ingeridas diariamente.
Então, se não há contra indicação, utilize as frutas vermelhas e prove dos seus benefícios.
Boa leitura e até a próxima!



Alcioneyaria Correia 
Nutricionista 
Mestre em Saúde Materno Infantil 
Pós-Graduada em Nutrição Clínica 

Um comentário:

  1. Gente ñ sabia do poder das frutas vermelhas. Pena que andam tao caras

    ResponderExcluir