29/07/2016

Relação da alimentação e a hora

Edit Feito para você por com Sem Visão

Com muito carinho que escrevo hoje a pedido da querida Carol a respeito da importância de fazer as refeições em seus devidos horários. É muito mais comum se falar em “o quê” comer, porém como e quando tem uma importância significativa no resultado da Nutrição adequada.
Tudo bem que o organismo não consegue diferenciar qual hora o relógio aponta, mas é certo que ele trabalha em ritmos diferentes durante o dia e por isso existe a relação do que se come em cada horário. De acordo com um estudo publicado na revista Cell Metabolism, o corpo regula sua atividade graças a um relógio interno que controla os processos de vigília e sono. Quando se alteram os ritmos de descanso, alteram-se também as reações que nosso corpo utiliza para retirar energia dos alimentos. Alguns estudos identificaram que uma alteração no ritmo do sono está diretamente relacionada a doenças como a diabetes.
Estudos também sugerem o consumo reduzido de carboidratos durante a noite devido a uma baixa metabólica o que levaria um pico glicêmico noturno. Outro detalhe é que no café da manhã e almoço é indicado o consumo mais variado de alimentos, enquanto a noite é interessante diminuir essa quantidade já que o próprio organismo está entrando num horário de repouso dificultando o processo de digestão e gasto energético.
Um detalhe importante é o intervalo entre as refeições, muita gente pode se perguntar por que é tão recomendado intervalar as refeições em 3 horas. A resposta se dá exatamente na necessidade que o organismo apresenta em finalizar o processo digestivo da última refeição e iniciar uma nova necessidade, obviamente se o consumo anterior for em quantidade excessiva de alimentos ou de alimentos que tenham um processo digestivo lento, a tendência é que haja o acúmulo do que não foi utilizado em energia como forma de gordura corporal.
Em relação aos pequenos, o estabelecimento de horários corretos para as refeições, além de proporcionar os benefícios acima, melhora o condicionamento do apetite da criança, bem como tem a importância de habituá-lo aos horários da família.  No entanto, sugere-se que a mãe ou cuidadora não estabeleça horários muito rigorosos, para não associar esse momento a um momento de castigo, além disso, as necessidades infantis são diferentes das do adulto.
Ao mesmo tempo, a mãe não deve desprezar totalmente o horário, pois se isso acontecer a criança comerá alimentos com pouco valor nutricional nos intervalos entre as refeições. O contrário de uma criança com horários rígidos para comer é aquela que se alimenta a hora que bem entende, o que também é muito prejudicial, pois desta forma a criança vai “pular refeições” e estará sempre mal alimentada e é isso que faz com que a criança (e também os adultos) sinta necessidade de “beliscar” fora de hora – geralmente salgadinhos, guloseimas, balas – o que, além de não nutrir, pode contribuir para o ganho de peso. Quanto à alimentação, a rotina sempre deve existir em qualquer faixa etária e a criança, principalmente, precisa dela, mas deve ser flexível e não rígida. Também é importante a família se manter calma e com atitude flexível para propiciar uma refeição agradável. Nesse caso, utilizemos o bom senso!


Boa leitura, beijos




Alcioneyaria Correia 
Nutricionista 
Mestre em Saúde Materno Infantil 
Pós-Graduada em Nutrição Clínica 

0 Sua Visão:

Postar um comentário